JOSÉ VALCIR É ENTREVISTADO PELO SIRINERD

 


 

O editor e quadrinhista José Valcir, nessa entrevista, fala da iniciação nos quadrinhos, envolvimento com a P.A.D.A., produção de quadrinhos e cultura pop.

 

Por José Valcir

Editor e roteirista de quadrinhos

 

E

m 18 de março de 2023, Ronilson Araújo, do blog Sirinerd, entrevista José Valcir sobre histórias em quadrinhos e assuntos afins. Nesse bate-papo, é revelado as influências que sofreu durante o processo evolutivo.

O hábito de escrever aconteceu ainda muito pequeno quando a irmã velha Maria José, chamada, carinhosamente, de “Ninha” ou “Zezinha”, o obrigava a fazer cópia do livro para o caderno das histórias. Infelizmente, a perda dessa irmã foi muito dolorosa porque era a “segunda mãe” deleO interessante, e curioso nessa época, é que desenvolveu a escrita antes mesmo de aprender a ler. Conseguia copiar do quadro com muita tranquilidade, mas isso foi corrigido no 1º ano do Fundamental (antiga da segunda série, nos anos de 1970).

Durante todo processo, entre perguntas e respostas, o quadrinhista resgata lembranças dos primórdios da Produtora Artística de Desenhistas Associados – P.A.D.A.. Relatou a importância dessa equipe no desenvolvimento criativo dele e as conversas criativas sobre histórias, roteiros e desenhos. Citando nomes de quadrinhista dessa equipe, que são relevantes às Histórias em Quadrinhos em Pernambuco, é desconhecido para maioria dos leitores de hoje. Não apenas porque artistas do passado, mas porque o consumo de quadrinhos de super seres e mangás é dominante no mercado.

Nessa página, o leitor seria imerso numa “nova maneira de ver os quadrinhos”, que era o lema da P.A.D.A., na época, estava como subtítulo da revista Prismarte. Naquele momento, surgia a fase madura da equipe criativa, mas a idade cobrava mais dos quadrinhista: trabalho, vestibular (naquela época, essa era a forma de adentrar as instituições superiores de ensino), namorada e constituição de família. Logo, a hibernação de 10 (dez) anos da Produtora.

(Rascunho de HQ FC escrita por José Valcir e desenhada por Eusebio Muñoz)

Uma das últimas perguntas realizadas foi sobre o futuro da cultura pop. O ser humano é um ser adaptável e a inserção tecnológica no meio da cena cultural será absorvida, interpretada e reinterpretada e devolvida para o meio, numa nova linguagem e consumida por todos. Entretanto, a busca pelo conhecimento continua sendo imprescindível a todos que ensejam ser um diferencial.

Nesse processo, o retorno da P.A.D.A. ao mercado de quadrinhos trouxe de volta aquela oportunidade que havia ficado em stand by. O leitor terá a chance conhecer o que de melhor estará sendo feito em quadrinhos independentes. Clique aqui para conhecer o saite: Prismarte – O Melhor dos Quadrinhos  e o endereço da loja da Prismarte, onde pode adquirir a edição, nº 67, dedicada aos quadrinhos de Ficção Científica cuja HQ Uma História, de José Valcir e Eusebio Muñoz, foi publicada: Prismarte #67 - Um Mundo Perfeito

Como aperitivo, o linque do blogue do Sirinerd para conhecer mais sobre o quadrinhista José Valcir e o que foi revelado nessa entrevista, clique aqui De Frente com o Siri: José Valcir, quadrinista pernambucano, um dos fundadores do grupo Pada (sirinerd.com.br), e saiba mais sobre a primeira exposição de Histórias em Quadrinhos em Pernambuco.

Continue acessando esse blogue Valcir Quadrinhista, para saber as novidades.


PACK 8 ANOS DE AVENTURAS COM O ZÉ CORUJA
Com  8 anos de publicação ininterrupta da revista As Aventuras do Zé Coruja, quem ganha é você, leitor. A P.A.D.A. lança uma caixa com as dez primeiras edições do coruja cangaceiro criado há 30 anos pelo quadrinhista Marcos Lopes.

PEDIDOS NA LOJA PADA STORIES


PRISMARTE 70 - CONEXÃO TERRA
PRISMARTE 70 – CONEXÃO TERRA

Terra. 100 anos no futuro. Sibéria.
Um mundo com um novo sistema social, um único governo, uma única moeda, um novo domínio. Um contato com civilizações até então desconhecidas. Não estamos sozinhos no universo.

PEDIDOS NA LOJA PADA STORIES



PRISMARTE 69 - A VINDITA


PRISMARTE 69 – A VINDITA

A VINDITA é uma obra regional que começa no passado e se concluir no presente, quando o protagonista foca sua vida numa vingança de um homem que arruinou sua vida. Esse homem é o famoso, rei do cangaço, Lampião. Mas como se vingar de alguém que já não vive mais?

PEDIDOS NA LOJA PADA STORIES


GRAPHIC PADA - ZÉ GATÃO

GRAPHIC PADA – ZÉ GATÃO

ZÉ GATÃO é um personagem de um universo antropomórfico, mestiço de gato com lince, criado por EDUARDO SCHLOESSER em junho de 1992. Em suas aventuras, ZÉ GATÃO sempre está envolvido em muita violência e questões filosóficas, questionando-se e questionando o mundo em que vive.

Comentários