Bakamoon Day e o mercado de quadrinhos

 


 

A Bakamoon, mais uma vez, movimenta o mercado da cultura pop, ao reunir vários expositores, de diversas expressões e produtos de histórias em quadrinhos e afins, em Pernambuco.

 

Por José Valcir

Editor e roteirista de quadrinhos

 


N

os dias 4 e 5 de agosto de 2023, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, PE, aconteceu a Feira Geek, promovida pela loja especializada Bakamoon.

(Cidclay e Will, há 12 anos a frente da Bakamoon).
    
Há 12 anos, o fundador e CEO da Bakamoon, Cidclay Laurentino, sem muita pretensão, em 2017, reuniu um grupo de colecionadores de quadrinhos e promoveu a primeira feira de quadrinhos, que, atualmente, aumentou a quantidade de expositores e diversidades de produtos.

A própria criação da Bakamoon foi pela necessidade de uma loja especializada que o Recife carecia, e o sucesso foi rápido. Contudo, em 2022, com a pandemia, viu o público presencial migrar para compras online e isso reduzir as vendas, levando-o a adaptasse a nova tendência de mercado. Para não perder seus clientes, o CEO passou atendê-los através de e-mail ou telefone, com entrega garantida e o bom atendimento do Will. Num clique, ou numa simples ligação, o cliente pode adquirir o seu produto e receber, comodamente, na residência, basta transmitir um e-mail para bakamoonloja@hotmail.com ou fazer uma ligação: (81) 30331-1958.

(Bruno, da Magic Center, na Bakamoon Day antenado com o mercado Geek).

    Quem também usufrui do espaço na Bakamoon Day é o proprietário da Magic Center, o Bruno, que encontrou na feira mais uma oportunidade de escoar seus produtos, entre revistas, camisas e afins. A decisão de se tornar um expositor foi quando que percebeu que o público presencial havia migrado para internet. Bruno percebeu que a mudança de perfil do público do presencial para o online não mudou o hábito de leitura: mangás e super-heróis são ainda os produtos mais consumidos. Para quem quiser saber mais, entre em contato através do e-mail: magiccenter@gmail.com

(Thiago Leônidas preparando-se para as vendas).

Thiago Leônidas, outro expositor de quadrinhos, que há dois anos encontrou na Bakamoon Day uma ótima oportunidade de vender seus produtos, encontrar velhos amigos e trocar aquele velho bate-papo. Mas boa conversa está mesmo entre ele e os clientes, que visitam a feira. Segundo o mesmo, a internet mudou a maneira de consumo do cliente, mas não o seu hábito de leitura, que ainda está nos mangás e heróis da DC e Marvel. Entretanto, ele pontuou que a transição para internet não foi pela praticidade, mas pelo preço de capa, que é mais vantajoso do que em loja física e por isso o fez passar a vender, também, por redes sociais. Para melhores informações, contate-o pelo e-mail: thiagosatsu26@hotmail.com

(Anderson, do Sebo do Anderson, de olho no cliente).

De colecionador a lojista e depois a expositor na feira de quadrinhos na Bakamoon Day, Anderson, do Sebo do Anderson, decidiu fechar sua loja ao perceber o sumiço do público consumidor. Isso não quer dizer que parou de vender. Ademais, compra troca e vende, além de realizar outros serviços inerentes ao mundo da cultura pop e participação em eventos. Para saber mais, busque por @Nerdpoesia/Sebo do Anderson pelo Google.

(Marcelo uniu a diversão ao mercadológico).

Marcelo é outro expositor que traz muitas novidades para feira, entre vários títulos de revistas em quadrinhos nacionais a importados, de super-heróis e mangás, com preços bem competitivos e produtos afins. É a segunda vez na Bakamoon Day e seu interesse em vender foi por encontrar um novo nicho de mercado a ser explorado e escoar material que tem em excesso – “a velha gordura”. Pelo tempo que a feira funcionou, foi o estande que mais teve movimento de público e pela simpatia do expositor em apresentar seus produtos. Uma observação muito pertinente que ele notou foi o aumento do público de mangás em detrimento dos super-heróis e uma procura crescente por quadrinhos nacionais. Quer saber mais sobre as novidades desse expositor, entre em contato pelo e-mail: marcelhq@hotmail.com

(Iury Henrique, da Vorpal Geek, com colecionáveis).

A Vorpal Geek, representado por Iury Henrique, levou para Bakamoon Day produtos como action figures acessórios e utilitários, no estande. Um dos poucos que não tinham quadrinhos para venda, mas uma diversidade muito interessante de produtos de encantar os olhos de quem via. Ficaram interessados? Contate por iuryoak2@gmail.com ou pelo celular: (81) 9-8578.2229.

(Membros da PADA: Eusebio Muñoz, José Valcir, Lorena Marins e Milson Marins).

Quem também esteve por lá foi a Produtora Artística de Desenhistas AssociadosP.A.D.A., que publica os títulos A Turma do Zé Coruja e Prismarte, e relançou o álbum do Zé Gatão, de Eduardo Schloesser para vender na Bakamoon Day.  Os editores, José Valcir e Milson Marins, mais os quadrinhistas Arnaldo Luiz, Eusébio Muñoz, Jorge Luiz, Milton Estevam e a filha de Milson, Lorena Marins, representaram a produção independente local de histórias em quadrinhos. Uma produtora que acredita que existe vida além dos comics e mangás, e aposta numa forma de quadrinhos diferente com nova proposta de leitura, assim lançou na feira de quadrinhos a edição nº 20, das Aventuras do Zé Coruja, mais a caixa de comemoração dos 8 anos de publicação ininterruptas do Zé Coruja, republicando as dez primeiras edições. Está previsto para novembro de 2023, a segunda caixa com as republicações das edições de 11 a 20, mas com uma surpresa para presente que todos vão gostar. Querem saber mais sobre a P.A.D.A.? Acessem o saite  Prismarte – O Melhor dos Quadrinhos ou caso queira adquirir https://loja.prismarte.com.br/

(O leitor, Caio Nícolas, tem em mãos A Vindita, de Eusebio Muñoz e Milson Marins).

A P.A.D.A. também disponibiliza um canal direto com o seu leitor, através da Central de Atendimento ao Cliente pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EQJI6rNmK0hHCrXAPlhLNV ou pelo e-mail: pada.prismarte@gmail.com

(O capista da Prismarte, A Vindita, Milton Estevam).

Entre o organizador do Bakamoon Day e os expositores há uma unanimidade: o público consumidor de quadrinhos e cultura pop, em geral, mudou sua forma de comprar sem mudar o hábito de leitura, de mangás e super-heróis, de estar presente na loja física para compra online desde a pandemia.

(Outros expositores no Bakamoon Day provam a força da feira geek no Recife).

Uma das razões para o sucesso da feira no Beco dos Artistas na Bakamoon Comic Shop é a celebração entre as pessoas de se reencontrar, que vai além da compra de uma revista, um souvenir. Um exemplo disso é o retorno do quadrinhista Abmael, desenhista do fanzine Davi 4000, escrita por Geovani, do sebo próximo ao banco Safra, nos idos anos de 2004. Agora com um projeto novo de Ficção Científica e aventura, que, segundo o mesmo, promete mexer com o leitor.

Que em 2024 tenhamos outro Bakamoon Day onde se possa celebrar mais uma vez a vida, a boa conversa, as velhas amizades e as boas vendas, a fim de fortalecer nosso mercado de quadrinhos.


PACK 8 ANOS DE AVENTURAS COM O ZÉ CORUJA
Com  8 anos de publicação ininterrupta da revista As Aventuras do Zé Coruja, quem ganha é você, leitor. A P.A.D.A. lança uma caixa com as dez primeiras edições do coruja cangaceiro criado há 30 anos pelo quadrinhista Marcos Lopes.

PEDIDOS NA LOJA PADA STORIES


PRISMARTE 70 - CONEXÃO TERRA
PRISMARTE 70 – CONEXÃO TERRA

Terra. 100 anos no futuro. Sibéria.
Um mundo com um novo sistema social, um único governo, uma única moeda, um novo domínio. Um contato com civilizações até então desconhecidas. Não estamos sozinhos no universo.

PEDIDOS NA LOJA PADA STORIES



PRISMARTE 69 - A VINDITA


PRISMARTE 69 – A VINDITA

A VINDITA é uma obra regional que começa no passado e se concluir no presente, quando o protagonista foca sua vida numa vingança de um homem que arruinou sua vida. Esse homem é o famoso, rei do cangaço, Lampião. Mas como se vingar de alguém que já não vive mais?

PEDIDOS NA LOJA PADA STORIES


GRAPHIC PADA - ZÉ GATÃO

GRAPHIC PADA – ZÉ GATÃO

ZÉ GATÃO é um personagem de um universo antropomórfico, mestiço de gato com lince, criado por EDUARDO SCHLOESSER em junho de 1992. Em suas aventuras, ZÉ GATÃO sempre está envolvido em muita violência e questões filosóficas, questionando-se e questionando o mundo em que vive.

Comentários

  1. Com certeza ainda há, como pudemos perceber nesse evento, bastante espaço para esse tipo de produto. Precisamos de mais eventos como esse bem como pessoas dispostas a organizá-los.

    ResponderExcluir

Postar um comentário