Só a Ficção Científica permite tratar de temas universais e atuais no futuro, mas com olhos no presente. Na resenha a seguir, o leitor entenderá bem o que isso quer dizer ao debruçar-se numa inquietante HQ, realizada por dois expoentes quadrinhistas.
Capa da recém lançada Prismarte 71
Por José Valcir
Quadrinhista
No septuagésimo primeiro número da Prismarte, a PADA Produções brinda o leitor com uma HQ de Ficção Científica marcante sobre o futuro da humanidade. Aqui, também, o ponto convergente entre o passado e o presente sobre a linha editorial que a Produtora Artística de Desenhistas Associados começava a seguir na década de 1990.
O capista Jorge Luiz presenteia o leitor com uma belíssima capa, carro-chefe dessa edição, utilizando de recursos tecnológicos bem dentro do tema de Ficção Científica. Cada parte dela foi, minuciosamente, debatida, preparando o leitor para a imersão que viria a seguir.
O roteirista André GT reflete sobre o preço da ambição humana
Rompendo os confins do universo, um atormentado homem busca encontrar o planeta natal dos seus antepassados e reencontrar sua identidade como indivíduo. Passaram-se séculos e o universo não é mais o mesmo. Há muitos ciclos, os habitantes daquele moribundo planeta optaram em singrar o sistema solar na busca de um lugar habitável e hoje retorna numa redescoberta de si mesmo. Embora o tema da HQ seja outra coisa, mais abaixo dela, numa cada mais profunda, encontra-se um homem atormentado em busca de si mesmo. Da sua essência, e não vai descansar até encontrá-la.
Com belos desenhos, Jaidelson apresenta uma bela diagramação e uso do P&B
Em Herdeiros da Terra, a dupla André Gomes Torres e Jaidelson Maurício de Souza, entretanto, numa primeira camada, a HQ traz um debate interessante sobre as consequências da exploração dos recursos naturais ao limite e os resultados que isso: a extinção. Uma discussão muito antiga e inconclusiva.
O roteirista André GT tratou com muito carinho essa história desde a década de 1990. Um claro sinal de maturidade na época, a história nunca perdeu sua essência e não ficou datado. Ademais, como um vinho, ficou melhor. E parece que o desenhista Jaidelson bebeu do vinho, porque comprometimento com a HQ transborda em cada página. Além disso, o roteirista, que também é desenhista, assina a arte-final.
Ambos os quadrinhistas já tem obras publicadas nas edições da revista Prismarte, nº 67, 68 e 70. Clique a seguir para conhecer: Prismarte #67 - Um Mundo Perfeito além de participar da Black Friday, com 40% de desconto.
Também nessa edição, há um artigo Origem Histórica dos Fanzines, organizado pelos alunos de Biologia da Universidade Federal do Ceará. Foi graças a esse veículo no começo dos anos de 1970 e com seu auge na década de 1980, que a divulgação e propagação desse veículo de comunicação se estruturou e tomou corpo. A PADA surgiu nesse período e a Prismarte surgiu em formato fanzine. Mas isso é uma outra historia.
Pés Descalços, HQ com argumento de Luciano e roteiro de José Valcir
Outra FC publicada nessa edição é a Pés Descalços. O argumentista Luciano narrou com tanta emoção que o roteirista José Valcir decidiu escrevê-la, e entregou ao desenhista Beto Barros e o arte finalista Fábio Cassiano a responsabilidade de captar o significado da historia e entregar um trabalho singular ao leitor.
Beto Barros e Fábio Cassiano captam a alma da historia
O que seria a vida? Como entendê-la? Como reagir as perdas? É disso que Luciano tenta falar para o leitor quando pensou nela. O tratamento narrativo dessa HQ carrega o leitor para um final inesperado onde deverá decidir qual caminho percorrer nessa estrada. Uma bela alegoria para o mundo de hoje.
Outra oportunidade que essa edição da Prismarte, nº 71, traz ao leitor é a seção de cartas. Aqui, é onde está o termômetro de uma revista. É a chance que existe para leitor, quadrinhista e editor, tem para conversarem, de saber o que cada um espera do outro. Uma oportunidade mais que bem-vinda.
Na contracapa, um painel dos 39 anos de publicações da revista Prismarte
A fim de conhecer mais sobre as publicações da PADA Produções, caro leitor? Na contracapa dessa edição, tem esse painel que dar a oportunidade para que saiba o que há 39 anos vem sendo publicado de histórias em quadrinhos em Pernambuco. Para saber mais, clique no linque supracitado e veja os títulos já publicados. Aproveite e faça parte do Clube de Leitura da PADA.
Bem, é isso.
Bom divertimento.
Excelente trabalho!! Parabéns a todos envolvidos.
ResponderExcluirParabéns! Uma excelente síntese dessa edição da PRISMARTE.
ResponderExcluir