Série Arquivos: 39 anos de publicação da PADA

 Há 39 anos, nascia a Produtora Artística de Desenhistas Associados - P.A.D.A., e naquele mesmo ano de 1985, surgia o fanzine Prismarte. Na série a seguir, buscar-se-á contar a história desses jovens autores e os desafios encontrados e superados ao longo do caminho.


Por José Valcir

Quadrinhista


Infelizmente, não será apresentado as edições #01 e #02 do fanzine Prismarte devido a extravio ao longo do tempo.

Era um desafio constante publicar cada número, pesquisar material jornalístico, diagramar, fazer as colagens, encontrar boas copiadoras (além de baratas), publicar e divulgar. Ainda amadores, mas sempre com perspectiva de amadurecimento e crescimento, cada novo número ganhava novos contornos, correções, naturalmente. O sonho sempre foi tornar-se profissional e concorrer nas prateleiras das bancas de revistas com as gigantes do mercado, cujos personagens já haviam se tornado parte da vida de milhares de leitores.

Em 1986, era publicado a edição número três do Prismarte. Naquela época, as edições iniciavam com matérias falando sobre a História das histórias em quadrinhos mundial, cuja base de pesquisa eram as enciclopédias Barsa e Mirador. Também havia outras fontes de pesquisa.

Desde aquela época, destacava-se quem participava da edição do momento no Expediente. Também um Índice, a fim que o leitor soubesse o que se publicava e onde encontrar, mesmo para um fanzine com 20 (vinte) páginas. Naquele número, Douglas Campêlo José Valcir e os irmãos Marco e Milson Marins,  da P.A.D.A., cuidavam com muito esmero por cada número. A capa ficou por conta de Marco Marins, assim como as HQs Tecnologia e Inocência e Culpa, além de escrever a matéria sobre Batman: 50 anos de aventuras. Infelizmente, não há créditos para quem escreveu o editorial e o responsável pela pesquisa sobre a história das histórias em quadrinhos mundial. Milson Marins também tem a HQ Sem Futuro publicada. A maior livraria do Brasil na época, a Livro 7, foi patrocinadora das publicações iniciais da P.A.D.A.. Além do anúncio, era feita uma resenha sobre os quadrinhos vendido por eles. E o destaque foi A Vida Maravilhosa de Charles Chaplin, por José Ruy, da Editorial Noticias, e a série televisiva Juba e Lula, escrita por Régis R. Moreira e desenhada pelo argentino Héctor Gomez Alísio, da editoria Nova Fronteira. Fechando a edição, as tiras do Lupinho, criado pelo Anderson Jean. Na contracapa, um grande incentivador das HQs nacionais, o catarinense Henry Jaepelt.

Saudosa edição do fanzine Prismarte 3, capa Marco Marins

A HQ Tecnologia, que abre a edição, trata do tédio como consequência das mordomias que as inovações tecnológicas trazem homem. Um trabalho visionário, pois é um dos subtemas tratados no filme animado Wall-E, da Pixel, em 2008, quando pessoas vivem dentro de gigantesca nave gerida por um computador.

Na FC Tecnologia trata do tédio

Outra HQ de FC, Sem Futuro, o autor preocupou-se em expor que, com todo desenvolvimento tecnológico, a desigualdade social continuará existindo. Um tema universal que sempre permeia a Ficção Científica.

O avanço tecnológico e a desigualdade social

Na delicada HQ Inocência e Culpa, um pai medita sobre o futuro do seu inocente primogênito num mundo afundado em corrupção e guerra e como prepará-lo para ele. Uma preocupação que todos os pais tem sobre que mundo eles herdarão.

"Um mundo melhor para os filhos ou filhos melhores para o mundo?"

Quebrando esse clima de tédio e ponderações, as tiras do Lupinho é uma descontração divertidíssima. Humor leve para quem gosta de rir com as coisas simples da vida.

Rir, é sempre o melhor remédio

A contracapa dessa edição é muito bonita no seu contexto visual, de um traço incomum, mas elegante e de forte domínio na proposta de apresentação na época da fanzinagem. Uma transposição visual oferecida ao leitor pelo ilustrador dela cuja liberdade de interpretação fica a cargo de cada autor.

Uma contracapa surreal vinda de Santa Catarina

Espero que tenha gostado leitor. Essa é a primeira de uma série sobre a produção e publicação dos títulos da P.A.D.A. Abaixo, deixe seu comentário, a fim de ganhar relevância, dizendo se gostou ou não gostou. Pois é importante saber sua opinião.

Até a próxima.




Comentários

  1. Nem lembrava mais dessa edição.
    SEM FUURO foi minha primeira hq. Mas tem uma cena que inovei, quando desenhei por inteira e depois recorte em quadros e montei de cima para baixo. Essa historia se passa no parque 13 de maio em Recife(centro). Grande supressa!

    ResponderExcluir
  2. Cara, sempre fui um torcedor de carteirinha de vcs e mesmo com todas as dificuldades vcs continuam na luta PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e enriquecedor historicamente, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo logevidade!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário